Páginas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Vitaminas Importantes na Gravidez


Muitas transformações no corpo da mulher ocorrem durante a gravidez. E para que essas mudanças aconteçam de forma sadia, é importante uma atenção diferenciada à nutrição da futura mamãe em todo o  ciclo grávido-puerperal, período que vai desde  a fase pré-gestacional até a amamentação.



Vitamina A Importante para  o desenvolvimento da visão, do sistema imunológico, expressão genética e na integridade da pele e das mucosas . Está presente em alimentos de origem animal, principalmente em fígado, gema de ovo, leite integral e derivados. Também é encontrada nos vegetais de folhas escuras e nas frutas e hortaliças alaranjadas (como cenoura, abóbora, manga, mamão, entre outras).
Vitamina C — De ação antioxidante, atua na resposta imunológica e estimula a firmeza dos tecidos (colágeno). A deficiência tanto de vitaminas C na gestação parece estar relacionada a um aumento do risco de aborto,descolamento prematuro da placenta e ruptura precoce de membranas. . Pode ser encontrada principalmente nas frutas cítricas (laranja, acerola, morango, goiaba) e nos vegetais folhosos (beterraba, espinafre, couve, repolho).
Vitamina E — Responsável pela defesa das membranas celulares contra os radicais livres. Está presente em óleos, como de milho, de soja, de girassol, de dendê, e também no gérmen de trigo, nas amêndoas e avelãs.
 Vitamina D — É importante para o sistema imunológico, na reprodução humana, além de ser fundamental para o crescimento ósseo,  na absorção do cálcio, ajudando a fixá-lo nos ossos,. É encontrada em peixes e derivados do leite.
 Niacina — Influencia e participa de  diversos processos metabólicos do organismo. É encontrada no arroz, em pães integrais, amêndoas, amendoim, flocos de cereais, carnes magras, vísceras, peixes, entre outros alimentos.

Vitaminas do complexo B

 Vitamina B1 — Essencial na formação do sistema nervoso e metabolismo de outros nutrientes . É encontrada, principalmente, em grãos integrais, carne de porco, vísceras, amendoim, avelã e castanha-do-pará.
 Vitamina B2 — Atua formação de hemácias, na regulação de enzimas tireodianas e tem importante atuação no metabolismo dos carbohidratos. . Presente em laticínios, fígado, rins, ovos, vegetais folhosos, entre outros.
 Vitamina B6 — É essencial no metabolismo de aminoácidos (proteínas), carboidratos (açucares, grãos e cereais) e lipídios (gorduras). Também atua no desenvolvimento do sistema nervoso central.  Está presente nos cereais integrais, fígado, leveduras, gérmen de trigo, carne de porco e frango. Sua suplementação na gravidez também é eficaz no combate a náuseas e vômitos.
Vitamina B9 (ácido fólico) — É essencial para os processos de divisão celular e síntese protéica,  base para a formação dos tecidos, bem como na renovação e na multiplicação das células. A deficiência de ácido fólico pode ocasionar anemia megaloblástica e aumentar o risco de malformações abertas do tubo neural (espinha bífida e anencefalia, entre outros) As fontes mais ricas são fígado, feijões, gérmen de trigo, levedura, vegetais de folhas escuras, gema de ovo, linho, sumo de laranja e pães integrais.
Vitamina B12 — Age no metabolismo de ácidos nucléicos (DNA), na maturação de hemácias, no funcionamento de células do trato gastrointestinal, no sistema nervoso, nos músculos e no metabolismo de carboidratos, álcool e gorduras. São encontradas principalmente nos alimentos de origem animal, incluindo vísceras, carnes, leite e ovos.

Outros elementos

 Cálcio — Necessário para a formação e desenvolvimento dos dentes e ossos . Exemplos de alimentos fartos em cálcio: leite e derivados, algumas frutas e legumes.
Ferro —  Participa da formação das hemácias, auxiliando na oxigenação dos tecidos. Durante a gestação o ferro é essencial, pois o volume de sangue aumenta nesse período. Pode ser encontrado em  carnes vermelhas, ovos, vísceras (fígado), feijão, espinafre, brócolis e couve, entre outras verduras.
Zinco — Exerce atividades cruciais em vários processos biológicos do corpo com a síntese de proteínas (DNA), o metabolismo energético, de carboidratos e de lipídios, além da manutenção da imunidade. É encontrado em carne de boi, frango, peixe e laticínios.




Nutricionista Ricely Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário