Páginas

domingo, 16 de dezembro de 2012

Castanha Portuguesa




A castanha portuguesa ou castanha sativa, é fruto de uma arvore muito comum  em Portugal especialmente na região norte.
O fruto deste castanheiro contém uma amêndoa comestível, que fica coberta, externamente, por uma cápsula de aparência agressiva coberta por espinhos finos e penetrantes, uma espécie de ouriço. Quando o fruto amadurece, o ouriço se abre, oferecendo a castanha; mas esta não se solta sozinha, demandando um certo cuidado em sua MANIPULAÇÃO. 
Esta castanha possui uma menor quantidade de calorias. Cada 100g: 32 kcal. Contém 178 mg de POTÁSSIO, que combate a hipertensão e 9 mcg de ÁCIDO FÓLICO, vitamina que diminui o risco de tumores. O SELÊNIO, muito encontrado na castanha-do-pará, não aparece com quantidades significativas na castanha-portuguesa.


Nutricionista Ricely Fernandes



Um comentário:

  1. Estive a ler as suas receitas e tem pratos fabulosos, e um aspecto bom,não sabia que no Brasil havia castanhas portuguesas, confio em si, e vou tentar adaptar algumas receitas à cozinha. Quero dar-lhe os parabéns pelo blog pois é muito bom.
    Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir