Páginas

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mirtilo ou Blueberry

O mirtilo é uma fruta muito pouco conhecida no Brasil, mas a mais rica em antioxidantes dentre as já estudadas, com conteúdo particularmente elevado dos polifenóis que conferem funções protetoras às paredes das células. Suas propriedades medicinais vão do combate aos radicais livres, efeito anti-inflamatório, melhora da circulação e redução do colesterol ruim, até a prevenção ou reversão de catarata e glaucoma. Seu nome em inglês, blueberry (cereja azul), pode soar mais familiar aos brasileiros. Nos Estados Unidos e Europa, o consumo é elevadíssimo e a fruta ganhou fama de promover a longevidade.

A fibra é um componente muito abundante nestes frutos, o seu consumo habitual durante os meses em que abundam pode resultar num remédio para tratar constipações e a atonia intestinal.

INTERESSE NUTRICIONAL

Excelente fonte de flavonóides, especialmente antocianinas, que lhe dão a típica cor azulada, vitamina C, fibra solúvel e insolúvel, como a pectina. Também muito ricos em taninos, vitamina E, manganésio e riboflavina.

EXCELENTES PARA A NOSSA SAÚDE

Os benefícios dos mirtilos advêm principalmente dos seus pigmentos antocianos que têm um poder antioxidante muito elevado.
Os antioxidantes combatem os radicais livres destrutivos, compostos instáveis produzidos pelo nosso metabolismo e encontrados nos poluentes ambientais. Pensa-se que os radicais livres podem provocar várias doenças como o cancro e as doenças cardiovasculares, bem como contribuir para o processo de envelhecimento e doenças como as cataratas, glaucoma, varizes, hemorróidas e úlceras pépticas.

Proteção do coração

Segundo um estudo publicado pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry, os mirtilos fornecem 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, alimento com reputação de protetor do coração.

Fruta visionária

Os mirtilos melhoram a visão e protegem contra a degeneração macular relacionada com o envelhecimento; excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos. Também melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.

Promovem a saúde do trato urinário

Estudos recentes conduzidos pela Rutgers University NJ, provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.

Um cérebro mais funcional

Estudos laboratoriais levaram a concluir que os mirtilos melhoram a memória e a coordenação motora afetada por doenças de carácter degenerativo, protegendo o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São excelentes antídotos para a depressão.

Uma eliminação mais saudável

Os mirtilos podem ajudar a regular o trânsito intestinal e reduzir a inflamação do sistema digestivo.

COMPRAR / ARMAZENAR

A época dos mirtilos é no Verão, quando os pode consumir no seu estado natural, frescos; no resto do ano pode encontrá-los congelados e secos.
Adquira mirtilos frescos que sejam firmes ao toque, sem humidades aparentes, com a pele seca e com um brilho prateado. Evite frutas demasiado moles, enrugadas ou com sinais de mofo. Os pacotes de mirtilos com manchas de sumo indicam que a fruta já não está no seu melhor.
Coloque os mirtilos na geladeira e use-os até 7 dias após a compra. Lave-os  antes de consumir.


Ricely Fernandes

5 comentários:

  1. ôpa, gostei muito! gostaria de saber onde posso encontrar mirtilos aqui em campinas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procura nas lojas do Pão de Açucar que vc acha

      Excluir
  2. @veritcha - Não encontrei em Campinas, mas um site de Curitiba que envia para todo o Brasil: http://www.mercafruty.com.br/produtos/categoriasprincipais/codigo/203/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura nas lojas do Pão de Açucar que acha

      Excluir
  3. Encontrei uma em Campinas, o problema é que só vendem embalagens de 12KG: http://www.demarchi.com.br/iqf.asp?cod=3&cod_mat=64

    ResponderExcluir