Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tenha sempre o Inhame em sua mesa

Além de alimento, o inhame tem sido muito usado na cura de diversas doenças. Tem poder desintoxicante e depurativo, existem casos de mulheres usando o inhame até para tratar dos males da T.P.M., onde ele alivia os sintomas e regula o fluxo menstrual. Nos protege também de doenças transmitidas por mosquitos como a malária, dengue e febre amarela.

Contém fósforo, ferro, cálcio, vitaminas B1 e B5, e é um tubérculo, não raiz como muitos imaginam. Fica delicioso em caldos, sopas, e tem uma textura muito gostosa.
Valor calórico: 100gr de inhame nos fornece 70 calorias
Ele também bom para a nossa saúde pois:

O INHAME LIMPA O SANGUE

É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.

EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA

A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

É MAIS PODEROSO QUE A BATATA

E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

OS OUTROS NOMES DO INHAME

Em latim é colocasia esculenta. Na África e na América do Norte se chama taro, na América Central é ñame ou otoe, na França é igname, na Índia albi, no Japão sato-imo, no Caribe malanga ou yautia. E cará, em inglês, é yam.

Ricely Fernandes

14 comentários:

  1. Que poderoso é esse inhame, tantos benefícios...

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Muchas gracias por tu visita, tienes un blog muy interesante, me voy a quedar dando una vuelta, gracias.
    Besitos

    ResponderExcluir
  3. Com todos esses benefícios eu detesto inhame, infelizmente não desse, rsrs.
    Beijos........

    ResponderExcluir
  4. adorei seu blog, grata pela vista, bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha ouvido falar dos benefícios dele, mas agora fiquei sabendo que é melhor ainda!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  6. Que espetáculo esse nhame, hein!!! Bjim

    ResponderExcluir
  7. Olá! Vim agradecer a sua visita e o seu comentário simpático no meu blogue. O seu blogue é bastante útil, pois não nos podemos nunca esquecer da saúde. Apesar de o inhame não ser um alimento muito consumido em Portugal (no continente), nos Açores, de onde sou natural, é muito apreciado. Eu adoro! E agora, depois de conhecer todos os seus benefícios para a saúde, ainda mais. Um beijinho

    ResponderExcluir
  8. Ricely,

    vim retribuir sua visita, seu comentário e dizer que AMEI o seu blog.

    Aqui em casa, eu, o marido e os filhotes, adoramos inhame. Temos o hábito de consumí-lo sempre e aqui todos apreciam o caldo que faço. Com o frio chegando pelas bandas daqui... humm... com certeza aumentaremos o consumo. Ainda mais sabendo sobre os benefícios dele à saúde.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ricely,
    Como uma coisinha tão ruim pode ser tão poderoso né? Não gosto...bem que tentei, mas não desce...Será que alguém tem uma receitinha gostosinha de disfarce o gostinho do inhame?Quem sabe?
    beijkas
    Maísa

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Cá estou eu a espreitar o seu blog, e adorei.Tem dicas muito interessantes. Já me fiz seguidora, para ficar a par das novidades.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Adoro colocar inhame na sopa!!
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, vim retribuir a visita e aprender mais um pouco com você.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Adoro inhame,e adorei todas estas dicas,por acaso nem sabia que o inhame era assim tao bom para a nossa saude,obrigada pelas imformacoes..bjs

    ResponderExcluir
  14. Purê de inhame, quibebe com inhame, carne com inhame... adoooorooo! Que bom que é tão bom! rsrs

    Bjo,
    Talita Cristina

    ResponderExcluir