Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

Conheça melhor o Grão de Bico




O grão de bico é a semente da planta Cicer Arietinum, uma planta herbácea da família das leguminosas, são de formato oval e são utilizadas na preparação de vários tipos de pratos. Podemos também encontrá-la como farinha ou em pasta, conhecido como húmus.
Entre suas propriedades nutricionais, é considerada uma importante fonte de proteína de origem vegetal, destacando-se o aminoácido triptofano. Este nutriente é utilizado pelo organismo para a produção do neurotransmissor serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar. Assim, alguns pesquisadores sugerem que o seu consumo pode auxiliar de forma positiva em diversos efeitos fisiológicos, como melhora de quadros de depressão leve, insônia, ansiedade, controle do apetite, e até mesmo na tensão pré-menstrual, relacionada com níveis baixos de serotonina no organismo.
As vantagens do grão-de-bico não param por aí. Fonte de isoflavona, fitoestrógeno com estrutura química e ação similar ao hormônio estrogênio, pode ser indicado em terapias de reposição hormonal, como no caso da menopausa. O alimento conta com outros importantes nutrientes em sua composição, como vitaminas do complexo B, e os minerais ferro, fósforo e potássio.
O baixo índice glicêmico do alimento se deve por ter em sua composição fibras alimentares, que entre outras funções, melhora o trânsito intestinal. No entanto, os carboidratos presentes na casca do grão tem poder fermentativo, não sendo indicado em quadros de flatulência.  A fim de amenizar este desconforto é recomendável a remoção da casca.
A ingestão do grão-de-bico deve fazer parte de uma alimentação saudável, para que seus benefícios possam ser potencializados.


Salada de grão-de-bico:
Para a salada:

1 cebola
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de salsinha picada
4 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho
200g de grão-de-bico
Suco de 1 limão
Sal a gosto

Modo de preparo:

Misture a cebola, o alho, o azeite, a mostarda e o suco do limão.
Cozinhe o grão-de-bico, retire a casca e reserve.
Coloque em uma saladeira, salpique o sal, coloque o molho e misture bem.
Leve à geladeira por 30 minutos.
Salpique o cheiro-verde na hora de servir.


Nutricionista Ricely Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário