Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Motivos do Aumento de Peso Inesperado

O combate à obesidade é um dos maiores desafios mundiais, muitas são as causas, porém gostaria de destacar 2 situações especiais e fatores que nem sempre são consideradas, mas que podem elevar o aumento de peso de balança. Vale lembrar que nem sempre este aumento é de gordura, mas que deixam muitas pessoas em pânico sem tanta necessidade. Sabendo mais sobre eles você poderá evitá-los facilmente.

 

O período pré-menstrual

Neste período o organismo passa por alterações hormonais que interferem na produção de algumas substâncias, entre elas a aldosterona, que tem a função de regular a quantidade de sódio no organismo. Este por sua vez atrai mais água nas células, podendo causar retenção hídrica.Também ocorrem alterações nos níveis de estrogênio e progesterona, hormônios femininos que, quando em alta, tendem a reter líquidos no corpo e dificultar a eliminação.Além disso, os níveis de neurotransmissores como a serotonina estão mais baixos, o que faz a mulher sentir mais vontade de consumir carboidratos, podendo gerar assim um aumento no peso.

Retenção hídrica

A retenção hídrica pode acontecer por fatores fisiológicos e/ou alimentares. Algumas pessoas já possuem certo desequilíbrio hormonal que a faz reter mais líquidos nos tecidos, além disso, podem também possuir um fluxo renal mais lento, fazendo com que a eliminação hídrica seja mais devagar.  
O excesso de alimentos ricos em sal eleva o nível do mineral sódio, principal responsável pela retenção de líquidos. Estudos demonstram que o brasileiro consome mais do que o recomendado, não só pelo tradicional sal de cozinha, mas pelo excesso de alimentos industrializados, como molhos prontos, conservas, embutidos e até biscoitos doces. O mineral promove o acúmulo de líquidos nos tecidos e provoca o inchaço. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa não ultrapasse 2,4 gramas de sódio (cerca de 5 gramas de sal) por dia, mas um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) revelou que o brasileiro consome quase o dobro disso: 4,5 gramas de sódio (aproximadamente 10 gramas de sal) diariamente. 


Receita Natural para acabar com a Retenção de Líquidos


suco-cenoura-com-maçaDe 100 mulheres, 99 sofrem com inchaço, especialmente nos dias que antecedem a menstruação. Mas esse incômodo está com os dias contados. Além de consumir alimentos diuréticos, fibras e reduzir a quantidade de sal e condimentos das refeições, você pode tomar um xarope caseiro gostosinho e fácil de preparar (e sem contra indicações, o que é melhor). Ele vai te ajudar (e muito) a acabar com a retenção de líquidos.

Anote a receita:

1 cenoura ralada
1/2 xícara (chá) de água filtrada
1/2 xícara (chá) de mel
Bata e cenoura e a água no liquidificador até ficar homogêneo. Acrescente o mel e misture bem. Tome 3 colheres (sopa) 3 vezes por dia.



Nutricionista Ricely Fernandes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário