Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Benefícios da Farinha de Maracujá


A casca da fruta transformada em farinha pode diminuir a taxa de açúcar no sangue e reduzir a absorção de gorduras pelo organismo. Ela surgiu no mercado de produtos naturais com a incrível fama de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que realmente favorece a quem  tem diabetes. Mas, com o passar do tempo, a farinha de maracujá em pó vem apresentando  excelentes resultados como bloqueador de gordura.

A pectina, substância encontrada na casca da fruta, se transforma em uma espécie de gel não  digerível, e provoca sensação de saciedade, além de ser responsável por inibir a absorção  das gorduras encontradas em alguns alimentos. 

Outra informação importante sobre seu consumo, é que a farinha de maracujá faz uma "limpeza"  no organismo, ajudando a eliminar diversas toxinas, que uma vez acumuladas, podem prejudicar  o funcionamento dos órgãos e desequilibrar o metabolismo. "Para que seu efeito seja ainda  mais potente, o ideal é ingerir mais água, pelo menos 2 litros por dia.


Faça você mesmo a Farinha de Maracujá em casa:

 Escolha maracujás firmes e sem rugas. Lave e mergulhe por 20 minutos em uma solução de água com bicarbonato de sódio (uma colher de sopa por litro de água) ou vinagre. Passe-os em água corrente.
Retire a polpa e corte a casca ao meio ou em pedaços. (A polpa pode ser utilizada para fazer suco).
Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Elas ficarão secas, com casca torrada. Espere esfriar.
Retire da assadeira e bata no liquidificador (ou processador) até obter uma farinha.
Peneire e guarde em um recipiente limpo e com tampa.

Fique Ligado!
farinha de maracujá  não é benéfica apenas para diminuir o açúcar no sangue e evitar a absorção de gordura, ela também desintoxica o organismo. Isso torna o organismo mais equilibrado e auxilia na dieta/reeducação alimentar.
 Para melhor ação da farinha de maracujá no organismo, é importante beber mais água. No mínimo dois litros de água diários. Para auxiliar na dieta/reeducação alimentar, aconselha-se ingerir uma colher de sopa trinta minutos antes do almoço e antes do jantar.

O pó pode ser dissolvida em suco, adicionada ao iogurte, salada ou sopa. Não se deve levar a farinha de casca de maracujá (após pronta) ao fogo, pois ainda não existem estudos que mostrem se pode alterar suas propriedades.



Nutricionista Ricely Fernandes

Um comentário:

  1. Adorei saber da farinha de maracujá e de todos os beneficios dela.
    Principalmente pela receita pra fazer em casa...gostei muito!
    Ótima tarde querida
    Bjs
    Ivani

    ResponderExcluir