Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Alimentos que ajudam a previnir as Cólicas Menstruais


A maioria das mulheres sempre sofreram do mal das cólicas menstruais, que causam um grande desconforto durante o período menstrual, não amenizando nem com o uso de analgésicos.


colicas-menstruaisEsse sintoma é desencadeado pelo hormônio feminino estrógeno, que durante o ciclo tem seus níveis elevados e ocasionam uma maior produção de substâncias denominada prostaglandinas. Assim, o útero se torna mais espesso e ocasiona contrações musculares para que ocorra a saída do sangue menstrual, desencadeando sintomas dolorosos, denominados cólicas menstrual ou dismenorréia.


Para que este desconforto se torne moderado a eu Ricely irei dicas de como evitar ou minimizar esses desconfortos, fazendo o uso de certos tipos de alimentos.


-É importante reduzir o consumo de gorduras nessa época (Ex: frituras, manteiga, carnes gordurosas, etc.), já que essa é uma das principais responsáveis pela elevação dos níveis de estrógeno, com conseqüente aparecimento das cólicas.


-O consumo de alimentos ricos em fibras tem se mostrado bastante benéficos no controle das cólicas, pois favorecem a eliminação do estrógeno em excesso no organismo. Já aqueles pobres em fibras, fazem com que o estrógeno não consiga ser eliminado e acabam retornando à corrente sanguínea. Portanto, inclua na alimentação cereais integrais, frutas e verduras e fuja dos alimentos refinados e pobres em fibras.


- O abacaxi é uma fruta bastante interessante para amenizar os sintomas, pois contém bromelina, substância que além de melhorar a digestão, também é antiinflamatória.


-Alimentos ricos em cálcio, como vegetais verdes escuros, leites e derivados, agem diretamente sobre a musculatura lisa do útero e reduzindo as contrações musculares dolorosas (cólicas menstruais). Também são ricos em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, ligado à sensação de prazer e bem estar, auxiliando nos casos de tensão-pré-menstrual (TPM).


- Os alimentos ricos em magnésio, possuem ação semelhante ao cálcio e auxiliam na eliminação de toxinas, típicas desse período. Pode ser encontrado em alimentos como: banana, leite, aveia e beterraba, ajudam a eliminar toxinas e consequentemente as cólicas.


- Também é interessante controlar a intensidade do fluxo menstrual para amenizar o sintoma, já que quanto maior o fluxo, maior será a contração da musculatura do útero para conseguir eliminar o sangue menstrual. A deficiência de alimentos ricos em manganês, presente em frutas (principalmente abacaxi) e vegetais; grãos integrais; nozes e sementes são um dos principais responsáveis pelo aumento do fluxo.


“É importante lembrar que, a alimentação certamente pode colaborar para amenizar os sintomas das cólicas menstruais, mas de qualquer forma existem diversos motivos relacionados ao seu aparecimento e, portanto, devem sempre ser investigados junto ao seu médico ginecologista”.




Suco para Prevenir a Cólica Menstrual


Ingredientes


3 fatias de abacaxi  


½ maçã com casca
  
1 fatia fina de gengibre   


1 folha de louro


Bata tudo no liquidificador e beba sem coar.


Benefícios: O louro ajuda a diminuir os sintomas da menstruação. O abacaxi e o gengibre são diuréticos, diminuindo a retenção de líquidos e estimulando o funcionamento do intestino, o que ameniza as cólicas. (90 calorias)


Nutricionista Ricely Fernandes




Nenhum comentário:

Postar um comentário