Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012

Verdades e Mitos sobre o Ômega 3

Você provavelmente já ouviu falar em Ômega 3. Nos últimos anos esse lipídio ganhou popularidade devido às suas propriedades funcionais e vem sendo adicionado em diversos produtos pela indústria alimentícia, o que gera muitas dúvidas e mitos sobre o tema. Os ácidos graxos Ômega 3 são gorduras polinsaturadas consideradas de boa qualidade, com funções protetoras para o coração, atividade anti-inflamatória e melhora do desempenho cerebral.
 
Saiba o que é mito e o que é verdade a respeito do Ômega-3.


Os Ômega 3 são eficazes no combate a acne?

Os ácidos graxos Ômega 3 atuam como mediadores da resposta inflamatória, ou seja, tem efeito positivo sobre as inflamações de uma forma geral. A acne, por se tratar de um processo inflamatório, pode apresentar melhoras com o consumo regular deste nutriente.

Consumir Ômega 3 melhora a capacidade de concentração e ajuda no aprendizado?

Alguns estudos já apontam para a importância do Ômega 3 no desempenho cerebral e na melhora do perfil cognitivo, porém esses estudos ainda não são conclusivos, portanto, a recomendação é consumir os alimentos fontes de Ômega 3 regularmente como parte de uma alimentação equilibrada.

Ômega 3 engorda?

Ë um tipo de gordura, e as gorduras contem 9 calorias por grama. Porém o consumo recomendado de Ômega 3 não representa uma alteração significativa no consumo de calorias se estiver associado a uma alimentação saudável.

Pessoas que tem alteração nos níveis de colesterol podem consumir suplementos de Ômega 3?

Já é comprovado cientificamente que os ácidos graxos Ômega 3 associados a uma alimentação balanceada e consumo regular de fibras tem efeitos benéficos na redução dos níveis de colesterol, porém, nem todos os indivíduos necessitam ou podem consumir suplementos de Ômega 3, portanto, a indicação é consumir suplementos apenas sob a prescrição de um Nutricionista.

Qual a melhor forma de consumir os Ômega 3?

É consenso que a melhor forma de consumir os nutrientes é por meio da alimentação. A inclusão de peixes no cardápio habitual no mínimo duas vezes na semana e a inclusão de óleos vegetais (soja, linhaça, azeite, entre outros) em quantidades moderadas contribui para atingir as necessidades de Ômega 3.
Há no mercado uma série de alimentos enriquecidos com este nutriente disponíveis no mercado, que podem ser utilizados como complementares ao citado acima, mas fique atento, verifique sempre no rótulo se contém Ômega 3 e siga a porção recomendada, desta forma, você tem a garantia de estar consumindo o nutriente sem exagerar nas calorias.

Todos os peixes são fonte de Ômega 3?

Não. Os peixes que tem um teor significativo do nutriente são aqueles de águas frias e profundas (atum, salmão, arenque, sardinha e cavalinha) que não sejam criados em cativeiro e alimentados somente com rações.

Nutricionista Ricely Fernandes

2 comentários:

  1. Olá...vim agradecer e retribuir a visita...já estou seguindo,pois pretendo voltar com mais tempo e conhecer um pouco mais do seu cantinho...
    Obrigada pelo carinho...

    Beijinhos

    Sharon
    http://viramexeefaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo post. Super interessante e informativo.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir