Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Alimentação e Estética

Quando falamos em alimentação aliada à estética, a relação mais rápida que fazemos é com o emagrecimento, não é? Mas com os avanços na área da nutrição, hoje podemos aliar uma conduta nutricional a diversos agravos estéticos, como por exemplo: acnes, celulite, envelhecimento, flacidez, e sobrepeso, entre outros. Essas são as principais desordens estéticas que mais preocupam as mulheres. Irei sugerir os alimentos mais interessantes para cada caso.

Acne
Trata-se de uma afecção que ocorre no interior da pele, devido aumento da produção sebácea, geralmente associada a puberdade e o desequilíbrio hormonal comum nessa fase, portanto atinge cerca de 80% dos adolescentes. Entretanto é comum encontrar adultos, principalmente mulheres, que ainda tenham problemas com espinhas e cravos. No caso das espinhas, ocorre um processo inflamatório no local, devido ação bacteriana. Associa-se também o desequilíbrio da saúde intestinal, decorrente de má alimentação, com o surgimento de acnes.

Celulite
Assim como a acne, também ocorre no interior da pele, e provoca uma inflação no local devido a alteração circulação sanguínea e linfática com consequente  mudança na estrutura do tecido adiposo (tecido formado pelas células que armazenam a gordura), surgindo então o famoso aspecto de “casca de laranja”. Além de problemas circulatórios, podem ser considerados fatores de risco para o surgimento da celulite, o sedentarismo, alterações hormonais, cigarro, álcool, estresse, alimentação inadequada e a genética.

Envelhecimento
O envelhecimento é um processo natural e irreversível. Entretanto, alguns fatores podem fazer com que esse processo ocorra mais rapidamente, é o que chamamos de envelhecimento precoce. Dentre os fatores que podem acelerar o envelhecimento estão a genética, os radicais livres, a imunidade, a poluição, a temperatura, radiação solar, alimentação e tensão emocional.

Flacidez
É decorrente de atrofia de tecido, ficando com aspecto frouxo, afetando individualmente pele ou músculos. Pode ser conseqüência do envelhecimento, onde há perda gradativa de massa muscular esquelética, substituída por tecido adiposo (gordura), dentre outras alterações. O sedentarismo é apontado como o maior vilão no surgimento da flacidez, assim como o emagrecimento muito rápido demais, pois os músculos podem ser utilizados como fonte de energia, na ausência de carboidratos e gorduras.

 Sobrepeso
É considerado sobrepeso o excesso de peso corporal, diferentemente da obesidade que é tida como o excesso de gordura no organismo. Associado ao elevado consumo alimentar e baixa quantidade de exercícios. Pode ter ligação com a genética. Deve-se ter atenção quanto ao surgimento de outras doenças e acompanham o ganho de peso (colesterol e pressão altos, resistência à insulina e etc.).

TRATAMENTO NUTRICIONAL

Em primeiro lugar, temos que nos assegurar que a absorção dos nutrientes necessários ocorra efetivamente. Portanto, é muito importante que o intestino esteja em pleno funcionamento. Para isso deve-se incluir na alimentação cereais integrais (farelo de aveia, gérmen de trigo, arroz integral e etc), frutas, verduras e legumes variados, além de um grande consumo de água, sucos e etc. Em alguns casos pode ser necessário um tratamento específico para restabelecer a flora microbiana intestinal. Para isso é necessário orientação de um nutricionista.
Quando falamos em tratamento estético, devemos partir de uma alimentação anti-inflamatória, uma vez que a alimentação habitual (carnes gordas, leite integral, alimentos refinados, doces, bebidas alcoólicas, embutidos e enlatados), são pró-inflamatórios, ou seja, favorecem o aparecimento da inflamação. Vale lembrar que a inflamação contínua (crônica) pode causar alterações celulares, e contribuir para o surgimento de algumas doenças.
Essa inflamação contínua, apesar de ser extremamente perigosa, pode ser combatida pela alimentação e por hábitos de vida saudáveis. Uma alimentação baseada em alimentos anti-inflamatórios reduz a inflamação,  favorece a saúde e previne danos aos tecidos.
Existe uma grande variedade de alimentos que podem ser incorporados ao hábito alimentar para que haja o benefício não só anti-inflamatório, mas também antioxidante. Os principais são:

- Peixes: os peixes são fontes de proteínas leves, e apenas por isso já deveriam ser mais utilizados na alimentação habitual, claro que em preparações adequadas (grelhados, ensopado com legumes e etc.). No caso dos peixes de água salgada e profunda (salmão, atum, arenque sardinha e etc.), podemos aproveitar a grande quantidade de Ômega 3 que eles possuem.

-Hortaliças: As hortaliças são fontes indispensáveis de muitas vitaminas, minerais e fibras. Os folhosos  de cor verde-escuro são riquíssimos em nutrientes que combatem a inflamação e os radicais livres. Hortaliças de cor alaranjada são fontes de betacaroteno, um excelente antioxidante. O ideal é que se faça um rodízio das hortaliças, para que se consiga uma maior quantidade de nutrientes.

-Frutas: Assim como as hortaliças é importante que haja uma variação constante das frutas consumidas. Frutas cítricas são fontes de vitamina C que atua como antioxidante. Frutas vermelhas além da ação antioxidante atuam também contra a inflamação.

- Castanhas: As castanhas de caju, castanha do Pará, amêndoas, nozes, são alimentos ricos em selênio, que atua como antioxidante, além de possuírem boas gorduras.

- Sementes/Integrais: A linhaça, assim como os peixes de água salgada e profundas, é rico em Ômega 3. Gergelim, rico em cálcio e fósforo, e gordura de boa qualidade. O gérmen de trigo tem ação protetora contra a poluição. Quinua excelente fonte de proteínas, gorduras boas, grande quantidade de vitaminas, fibras e minerais.

De tudo o que foi colocado aqui, é importante frisar que os anti-inflamatórios são para reduzir a inflamação no organismo, ou seja, são benéficos para acnes e celulite, principalmente; os alimentos antioxidantes agem contra os radicais livres, que favorecem o processo do envelhecimento precoce; e as fibras tem papel muito importante no aumento da saciedade e por consequência na redução de peso, além de alimentarem as bactérias intestinas, garantindo ainda mais a saúde como um todo.

Aliada à alimentação devem estar os tratamentos estéticos (drenagem linfática, manthus e etc.), atividade física e adoção de hábitos de vida mais saudáveis (não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas), tudo isso para garantir uma maior eficácia dos resultados. Procurando um nutricionista capacitado, você ainda pode contar com os benefícios da fitoterapia, que têm grandes benefícios em tratamentos estéticos.

Aproveite ao máximo o benefício que os alimentos podem te oferecer, e para melhores resultados procure um nutricionista, ela irá propor as melhores opções para você.



Ricely Fernandes

3 comentários:

  1. Olá..
    vim retribuir a sua visita e dizer que tbm adorei seu blog, as informações são super interessante. Parabéns!
    Esta me seguindo?!
    Fique a vontade em visitar o blog mais vezes, pois irei passar aqui sempre :)

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oie, vim agradecer e retribuir a visitinha! Adorei seu blog, bem bacana, to precisando de dicas para manter o corpo esguio, pq pra deixar ele fofo tenho várias...rs
    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Adorei teu trabalho e as informações desse post foram preciosas! Obrigada por compartilhar.
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir