Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DURANTE A GRAVIDEZ




CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO

Uma alimentação saudável durante a gravidez é muito importante para o seu bebê crescer e desenvolver-se. Por dia, deve consumir cerca de 300 calorias a mais do que antes de engravidar. Apesar das náuseas e vômitos durante os primeiros meses de gravidez tornar esta tarefa difícil, deve-se tentar manter uma dieta equilibrada e ingerir vitaminas, minerais e realizar os pré-natais.


NÃO COMA POR DOIS
Uma dieta equilibrada controlará facilmente o que você come, preservando não apenas a sua saúde, mas também a do seu bebê. A obesidade da mãe pode trazer conseqüências como: diabetes gestacional e pré-eclampsia, aumento no risco de o bebê nascer com peso acima do normal e de a criança ter problemas metabólicos e de obesidade já na primeira infância.

COMA FIBRAS
Vegetais, frutas e cereais integrais devem estar presentes na sua dieta. Elas regulam todo o organismo, e agem principalmente no intestino, evitando a prisão de ventre, além de controlar o colesterol e os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a prevenir a diabetes gestacional. As fibras reduzem ainda a chance de a grávida desenvolver pré-eclâmpsia. É aconselhável que as gestantes consumam, pelo menos, 20 gramas de fibra todo dia, o que corresponde, por exemplo, a dois pratos de sobremesa de salada de folhas ou cinco frutas. As fibras também estão no arroz, pão integral, feijão e legumes.

TOME MAIS LEITE

A necessidade diária de cálcio durante a gravidez aumenta 20%. Como o nutriente é imprescindível para a formação dos ossos e dentes do bebê, o próprio organismo da mãe absorve-o em maior quantidade nesse período. O ideal é ingerir quatro copos de leite por dia para suprir as necessidades de cálcio. Por tanto, beba mais leites e iogurtes, coma mais queijos e derivados.



DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Procure comer:

* Frutas de todo tipo, sucos, fruta secas;
* Verduras e legumes (folhas, hortaliças, leguminosas...);
* Nozes, castanhas, amêndoas;
* Queijo branco (minas, ricota), leite desnatado, mel;
* Pão integral, aveia, germe ou farelo de trigo, fibras em geral;
* IMPORTANTE: tome bastante água.
 

 

Coma pouco:

* Doces, chocolates, frituras;
* Alimentos que fermentam, tipo amendoim, pipoca, etc;
* Massas, pizzas, bolos.

Evite:



* Enlatados, condimentos (catchup, mostarda, maionese), coisas gordurosas,
* Carnes pesadas, carnes cruas,
* Refrigerantes, refrescos e bebidas industrializadas.


Não consuma:


* Cigarro

* Bebidas alcoólicas

* Medicação sem orientação médica

 

 

 

 

Refeições balanceadas e saudáveis garantem a saúde da mamãe e do bebê durante e depois da gravidez.

 

 





Ricely Fernandes

 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário