Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

Goiaba, aliada da boa saúde


A goiaba é muito conhecida e apreciada no Brasil porém, poucas pessoas sabem realmente os benefícios que este fruto traz à nossa saúde. Conhecida por ter muita vitamina C, ficando atrás apenas da acerola, seus níveis superam de 4 a 5 vezes a laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.


De um modo geral, não tem muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser consumida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.
Em termos medicinais, a goiaba é um excelente auxiliar na prevenção e combate da Hipertensão, provavelmente devido ao baixo teor de sódio e abundante teor de potássio e fibras vegetais; combate ao colesterol devido a riqueza em fibras do tipo solúvel (pectina), que limpa o intestino e facilita a eliminação do colesterol com as fezes e de sais biliares a partir dos quais é sintetizado; prevenção de arteriosclerose pois previne os fatores de risco como a hipertensão e o excesso de colesterol, mantendo as artérias em bom estado; auxílio no combate ao tabagismo uma vez que a vitamina C neutraliza os efeitos da nicotina, sendo recomendado duas ou três goiabas diárias na dieta para quem está deixando de fumar e por fim, auxilia no combate ao esgotamento físico agindo como um tonificante sobre o organismo. Seu uso também é indicado em casos de doenças infecciosas e fraqueza/cansaço provocados por doenças crônicas.
Goiaba mordida.Essa fonte de saúde é utilizada de diferentes maneiras, tais como goiabadas, compotas, sucos, geléias e na forma fresca (crua) contudo, deve-se atentar para os frutos muito maduros pois perdem a vitamina C e as fibras. Tais produtos derivados podem incrementar pratos e sobremesas como sorvetes, bolos, tortas e molhos salgados e agridoces por ser isenta de acidez.


Nutricionista Ricely Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário