Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Azeitonas, muito mais que um aperitivo


Classificação das Azeitonas

As azeitonas podem ser divididas por sua coloração.

Verdes: São colhidas após atingirem o tamanho ideal para consumo, mas sem estarem ainda maduras.
Pretas: São os frutos que já atingiram a fase de maturação completa. Têm mais sumo e são mais adocicadas.
Mistas: São colhidas antes da manutenção completa, quando os frutos estão mudando da cor verde, para preta.

Benefícios e Cuidados com o consumo

As Azeitonas são muito recomendadas para melhorar a saúde e prevenir doenças como infarto, derrame e aterosclerose, pois não contém colesterol, mas é riquíssimo em ácidos graxos, que ajudam a aumentar o bom colesterol no organismo.
Além disso, a azeitona é rica em vitamina A (responsável pela saúde dos olhos, fortalecimento do sistema imunológico e alívio de problemas respiratórios); vitamina E (importante na prevenção de problemas cardiovasculares, fadiga e envelhecimento precoce); fósforo (fortalece os ossos, melhora a memória e ajuda na absorção de cálcio pelo organismo), potássio (previne cãibras, regula os batimentos cardíacos e é fundamental na hidratação natural dos cabelos) e fibras (combatem prisão de ventre e ajudam na prevenção de gastrite e úlcera).
Mas tenha cuidado: cada 100g de azeitonas verdes tem cerca de 140 calorias. Ou seja, pessoas que estejam acima do peso e obesos devem consumir apenas com recomendação médica. E como é conservada em salmoura, esse alimento deve ser evitado por pessoas que sofrem de pressão alta.

Nutricionista Ricely Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário