Páginas

domingo, 21 de agosto de 2011

O valor Medicinal das Frutas

Abaixo segue os valores medicinais das frutas:

Amora negra - A casca da raiz é vermífuga e purgante. O xarope, em gargarejo, é indicado nas inflamações da garganta e da boca. Também atua no controle da diarréia.



Ameixa - As novas, os frutos maduros, frescos ou secos, são laxativos. O licor de ameixa é digestivo, podendo ser obtido pela cocção de frutos, cujo suco é filtrado e adicionado de álcool 90º e açúcar. A infusão, obtida de frutos secos ao forno, com mel, é indicada para o resfriado e a tosse. Para eliminar vermes de crianças é indicada um cataplasma, obtido da mistura de um punhado de folhas secas, com algumas colherinhas de fuligem, fazendo uma pasta e aplicando sob o ventre.

Amêndoa - A amêndoa amarga tem propriedades anti-espamódicas e a amêndoa doce é laxativa, purgativa e emoliente. Pode ser feitio decocção de leite, emulsão ao avo e pós (estes para frieiras). 
Avelã - As folhas secas e o óleo extraído da avelã, podem ser comprados nas farmácias e são úteis nas inflamações do intestino e como depurativo e detergente nas feridas.

Cacau - A manteiga de cacau, obtida pela torrefação e moagem das sementes, tem largo uso nas rachaduras da boca e nas hemorróides. Também usada para tirar mancha do rosto.

Caju - A casca do cajuzeiro, em decocção em água quente, serve para retirar o cansaço dos pés e frieiras.

Cajá - A decocção da casca é indicada para aliviar inchaços e irisipelas dos pés. 0 fruto é adstringente e tem ação nas anginas.

Caqui - A infusão obtida de folhas em água fervente e adoçada serve para gastroenterite de crianças. A infusão com mel e gengibre também serve para diminuir a excitação e a insônia. O fruto é laxativo.

Cerejeira - A decocção de pedúnculos secos e frutos é indicada como reconstituinte, nas artrites, dores do baço e gotas.

Figo - O fruto e as folhas da figueira têm uma série de utilidade como medicinais, tais como inflamações na garganta e na boca, para calos e verrugas, compressa contra ciática, para prisão de ventre, picadas de abelhas e sardas. Para gripe, tosse e resfriados, usar a decocção em 250g de leite, 20g de figos secos, com uma colher de mel, ferver e tomar, depois de filtrar. Para verrugas, banhar com o seu leite, três vezes ao dia. Para ciática, untar 150g de figo seco em álcool, adicionado de 15g de mostarda em pó e 15g de farinha de milho. Dois dias depois de preparada, aplicar com azeite a compressa, por duas horas, na região dolorida

Goiaba - Para controle de diarréia em criança é indicado o decocto das folhas e da casca.

Groselha - Os frutos são considerados diuréticos e contra as fecções intestinais, e cutâneas. O suco da groselha fortalece as gengivas. 

Graviola - As folhas moídas com óleo de oliva serve para se fazer fricções para nevralgia e reumatismo.

Jabuticaba - O decocto da casca é indicado contra asma.

Limão - O suco puro de um até dez limões por dia, em doses progressivas, é um método de controle de uma centena de pequenas enfermidades, tais como: tosses, amigdalite, febres, catarros, inflamações, desarranjos intestinais e outros. Da casca pode ser feito um chá, ou infusão, decocção, bem como do suco, os quais tem ampla aplicação medicinal.

Laranja - A infusão é usada como anti-espamódica, usando-se 3g de flores em uma xícara de água fervente. Das folhas a infusão serve para acalmar, bem como do fruto maduro, quando bebido frio, para diminuir a febre. Da laranja azeda se faz o famoso licor de curaçáo.

Maçã - Vários preparados de maçã, do fruto e mesmo da casca do tronco tem propriedades medicinais, tais como combate à febre, resfriado, desintoxicação, e outros. O líquido obtido da fervura de 50g da casca da macieira, por 20 minutos, filtrado, age contra a leucorréia

Maracujá - a decocção das folhas é diurética. Compressas de folhas maceradas aliviam os tumores e hemorróides. O suco é calmante

Marmelo - as folhas, frutos e as sementes do marmelo possuem propriedades adstringentes, calmantes e emolientes, quando preparadas em chás ou decoctos.

Moranguinho - pode ser utilizado como adstringente, diurético bem com em feridas da pele.

Pitanga - A infusão ou decocção das folhas são estimulantes, contra a febre e anti-reumáticas. Também indicadas contra diarréia. 
Pessegueiro - O suco de pêssego é diurético. A infusão com folhas de limão é indicada para ajudar na digestão. A infusão de flores, bebida em xícara antes das refeições é boa para tratamento de úlceras intestinais. O cataplasma de folhas novas serve para curar erupções na pele.

Romã - todas as partes da planta as romãs podem ser usadas no medicamento. Contra inflamações na boca e garganta é indicada a infusão de flores. O xarope da polpa do fruto é diurético. Para cólicas e diarréias, a decocção da casca, com mel é indicada.

Sapoti - A casca em chá ou decocção é usada contra febre e tem efeito adstringente.
Tamarindo - o chá da polpa do fruto é indicado para controle de febre e é calmante. A polpa também é adstringente e refrigerante. A decocção é indicada para curar prisão de ventre, usando-se 10 g de polpa do fruto em meio litro de água, bebendo duas xícaras ao dia.

Uva - a infusão de folhas e gavinhas é indicada para as inflamações internas e também dos olhos.


Ricely Fernandes
Abacaxi -
O suco do fruto "de vez" é diurético. Contra catarro e tosse é indicada o suco com mel, quente.
Abacate -
Há informações que os indígenas da América, onde se originou o abacate, o usavam como meio de aliviar a dor de cabeça, pela compressa de suas folhas quentes. O cataplasma da semente em leite é usado como remédio para as inflamações dos dedos. O chá das folhas é indicado como diurético.

2 comentários:

  1. Precisava tanto ingerir mais frutas, eu tenho certa dificuldade e acho tão importante!
    Adorei saber mais sobre as propriedades delas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Acabo de encontrar seu blog e fiquei triste... de não tê-lo conhecido antes! dicas e muitas informações sobre produtos/ingredientes. Muito leal, parabéns!

    Gulherme
    PS. já estou te seguindo.

    ResponderExcluir