O limão é um poderoso aliado da saúde, ajuda a combater várias doenças e prevenir outras. No entanto, tendemos a repudiá-lo, quando pensamos no seu gosto azedo, e a minimizar as suas virtudes, tanto na manutenção e recuperação da saúde, quanto ao seu valor nutricional e possibilidades múltiplas de utilização culinária.
Esta atitude se instalou pela suposição de que ele é agressivo para o estômago, que pode acidificar o sangue, descalcificar e enfraquecer o organismo... Isso é MENTIRA.
No Brasil, as variedades mais conhecidas são: limão-tahiti, limão-cravo, limão-galego e limão siciliano. Uma das importantes ações do limão está relacionado a substância chamada d-limoneno, presente na casca do limão, um princípio ativo, que ajuda a combater a ansiedade, a depressão ou o cancro, para além de dissolver cálculos renais e desentupir as artérias.
Através de estudos prolongados, constatou-se que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral. Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contacto com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna. Os seus diversos sais, por seu turno, convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, etc, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue.
Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico - temível inimigo (tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais "respeitável".
Seu uso Interno (como também externo) é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Nas afecções gastro intestinais, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações. Ainda combate as fermentações e os gases.
É um amigo do pâncreas e, malgrado certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema bilioso, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula.
Relativamente ao aparelho genito-urinário, bem como ao sistema cardiovascular, é igualmente um poderosíssimo eliminador de toxinas e um tônico privilegiado. Tem, assim, ação que impede e neutraliza a proliferação das tão temidas afecções arterioscleróticas.
Gargarejos do seu suco fresco são benéficos para todos os tipos de afecções do trato nasofaríngeo, bem como para laringites e gengivites. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetante nas rinites e sinusites.
Além disso, não podemos esquecer de citar quais são as riquezas que a fruta oferece em termos químicos, como, a fruta é extremamente rica em vitamina tipo C, sais minerais (fósforo, cálcio e ferro), possui baixo teor de calorias, 100 gramas de limão possui aproximadamente 25 calorias. O limão deve ser, portanto, um elemento indispensável no cotidiano, devendo ser consumido moderadamente.
Ricely Fernandes
É importante ter em conta que todos esses beneficios só são obtidos com o consumo ou uso na doses certa, pois quando utilizado em excesso, justamente por ter principios ativos muito poderosos, o limão tende a produzir efeitos adversos, como gastrites, irritação, alergias, queimaduras e desgaste do esmalte dentário.
Ricely Fernandes
Gostei do seu blog. As informçãoes que encontrei aqui são muito boas e preciosas.Abraço
ResponderExcluirEstou adorando o blog, muito informativo!
ResponderExcluirObrigada por partilhar.
bj e bom fim de semana!
Helia
Adoro saber esta informação porque eu adoro limão :)
ResponderExcluirBeijinho