Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Como não ganhar gordurinhas indesejáveis no Inverno

A chegada do inverno sempre nos traz algum sinal de introspectividade. Precisamos de calor e vamos procurar nas companhias, nos programas aconchegantes, nas calorias, já que estamos gastando um pouco delas para manter a temperatura corporal.

Produzir calor para manter a temperatura corporal é queimar calorias e por isso temos o aumento de do apetite e a procura por alimentos mais calóricos. Precisamos conciliar o prazer de fazer os deliciosos programas de inverno sem, no entanto, perder a forma.
A grande maioria dos pratos da estação faz uma combinação perigosa , a associação de muito carboidrato com gorduras. Vale a pena lembrar que esta última, além de muito calórica, pode aumentar o colesterol total e o sempre repudiado LDL colesterol, responsável pela adesão de placas gordurosas nas paredes de veias e artérias.

Os caldos, pratos típicos e muito consumido no inverno, são feitos à base, quase sempre, de carboidrato e uma gordura que normalmente vem associda a carne, que compõe o prato como a vaca atolada, a canjiquinha, o mocotó e outros.

Outro prato bastante comum e requintado são os fondues. À base de carne frita recobertas com molhos, quase sempre a base de gorduras ou de queijo fundido ou frutas recobertas de chocolate, é um prato requintado, de ritual aconchegante e sempre acompanhada de vinho. Vale lembrar que o álcool fornece 7 cal por grama e o vinho, quando tinto, pode combater radicais livres, prevenir a aterosclerose, e, dependendo da quantidade consumida, pode tornar-se vilão por ajudar no aumento da oferta calórica.

Algumas atitudes podem manter o prazer dos programas e das comidas de inverno sem, no entanto, perder a forma. Procure comer caldos que tenham carnes magras. Use lombo suíno limpo de gorduras, filé de peito de frango ou carne bovina magra como patinho ou músculo. Procure comer até um prato fundo. Prefira bebidas destiladas que combinam com a estação, possuem maior valor calórico, mas por ter alto teor alcoólico, consumimos em menor quantidade.
Evite os chocolates. Quando consumir, coma-os sozinhos, sem outros alimentos juntos, e em quantidades de 30 g (1 diamante negro, 1 talentinho, etc.) ou, para melhorar ainda mais, 1 barrinha de cereal que tenha chocolate.

 
Alimento Calorias
Taça de vinho
127,5
Garrafa de vinho 750 ml
637,5
Cachaça dose 50 ml
115
Uísque
120
Vaca atolada
410
Vaca atolada de frango
250



Algumas dicas nutricionais para aproveitar o inverno:


Use e abuse das sopas de legumes; estas podem ser preparadas a base de vegetais e legumes cozidos. As folhas como agrião, espinafre e repolho podem ser base para os tipos mais leves. Use ervas para dar o sabor final e cenoura para dar consistência mais grossa.
Chás de frutas e folhas como maçã, laranja, morango, hortelã, mate, camomila, erva-cidreira e erva-doce são opções saborosas e quentinhas para o inverno.
Cuidado com as sopas cremosas que contêm muitas calorias e gorduras. Evite as que contém creme de leite.
Faça exercícios regularmente.



Ricely Fernandes


Um comentário: