Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Como ter uma Boa Noite de Sono???

O sono é um período de descanso para o corpo, sendo fundamental para as suas funções biológicas. É uma atividade noturna e seu tempo de duração varia de pessoa para pessoa, sendo de maior duração na infância, diminuindo com a idade. A qualidade do sono tem um enorme impacto sobre a nossa vida diária. Um sono deficiente ou desordenado poderá afetar o trabalho e a concentração. Durante o sono, corpo e mente se recuperam, fazendo com que as pessoas se sintam descansadas pela manhã. Especialistas confirmam que a dieta influencia no processo do sono, tanto sentir fome quanto comer em demasia podem atrapalhar o sono e causar desconforto e insônia.

O que é a Insônia?
 
A insônia é caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final. A insônia pode ser resultado de ansiedade, depressão, estresse ou pode ser de causa patológica (doença). Superar a verdadeira causa destes distúrbios é essencial para melhorar a qualidade do sono, mas é importante observar a nutrição e os hábitos diários. Os indivíduos com este distúrbio, às vezes, utilizam medicamentos de maneira inadequada: hipnóticos ou álcool para ajudar com o sono noturno, ansiolíticos para combater a tensão ou ansiedade, cafeína e outros estimulantes para combater a fadiga excessiva. Em alguns casos, este tipo de uso de substância pode progredir para "abuso de substância" ou causar dependência dessa substância, e também podem causar efeitos colaterais, como falta de concentração durante o dia.
 
Quais são as causas da insônia?
 
Muitos são os fatores que podem levar a insônia, como por exemplo, preocupações, ingestão excessiva de cafeína, supressão de tranqüilizantes ou álcool podem perturbar os padrões normais de sono. Tanto sentir fome como comer em demasia podem atrapalhar o sono e causar desconforto e insônia. Fazer um lanche leve na hora de pode provocar sonolência. Também são causas de noites mal dormidas além do consumo de café e de álcool, a pratica de exercícios antes de dormir, horários irregulares de sono, medicamentos estimulantes, e períodos de estresse mental.
 
 

O que a alimentação pode fazer pelo sono
 
O triptofano, um aminoácido essencial, é o indutor natural do sono. Ele aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo também natural do cérebro. É por isso que um dos remédios caseiros mais conhecidos para a insônia é tomar antes de dormir uma xícara de leite morno, pois contém triptofano, com uma colher de chá de mel, que é um carboidrato simples, pois os carboidratos facilitam a entrada do triptofano no cérebro. Por outro lado, consumir alimentos gordurosos antes de dormir, além de provocar azia e má digestão podem causar um sono inquieto.
 
Algumas mudanças simples nos hábitos alimentares podem ajudar realizar um sono tranqüilo:

• Bebidas estimulantes, tais como: chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes à base de coca, devem ser evitados próximo ao horário de dormir, sendo ideal não ingerir estes alimentos e bebidas pelo menos quatro horas antes do sono. Estes alimentos são fonte de substâncias como a xantina e cafeína, que estimulam o sistema nervoso central;
• Tome um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono;
• Diminua a ingestão de alimentos gordurosos e/ou não ingerir grande quantidade de alimentos, pois facilitará a digestão, favorecerá o sono e evitará que as calorias desses alimentos sejam armazenadas na forma de gordura, uma vez que à noite o metabolismo é mais lento;
• Evite ingerir alimentos condimentados como molhos gordurosos e temperos fortes;
• Consuma chás de ervas (descafeinados);
• Evite altas doses de bebidas alcoólicas;
• Consuma doses moderadas de carboidratos (torrada, pão, aveia) associados a um copo de leite.
 
DICAS GERAIS PARA DORMIR BEM:
 
• Para descansar bem durante a noite, o quarto deverá estar às escuras e silencioso.
• Não deve levar as suas preocupações para a cama.
• Não se habitue a tomar comprimidos para dormir.
• Não faça exercícios físicos antes de se deitar.
• Tome um banho quente e relaxante.
• Estabeleça horários fixos para se deitar e acordar.
• Use roupa de dormir leve, confortável e aconchegante.
• Tenha cuidado com o ambiente que não deverá ser demasiado frio, quente ou úmido.
• Escolha uma cama nem demasiado dura nem demasiado mole.
• Se tiver dificuldade em adormecer, não permaneça na cama, aumentando a ansiedade e frustração: levante-se e leia ou ouça música calma.
 
Ricely Fernandes

Um comentário:

  1. Olá,
    Gosto muito do blog. Tem artigos muito interessantes!
    Abraço
    Atitude Zen Receitas
    http://www.atitudezen.com/

    ResponderExcluir