Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sucos Coloridos Antioxidantes

O organismo humano necessita dos nutrientes: vitaminas e minerais, que estão presentes nas frutas e vegetais. Os sucos representam concentrados desses nutrientes que desintoxicam, revitalizam, energizam e purificam enquanto promovem a hidratação de forma natural.  
As diferentes cores estão diretamente relacionadas com o tipo de nutriente presente no alimento, portanto para melhor aproveitamento, recomenda-se que os sucos a seguir sugeridos, sejam consumidos em dias consecutivos, na ordem indicada. 

VERMELHO: 1 tomate orgânico, 1 goiaba vermelha, 4 morangos, 4 ameixas vermelhas. Liquidificar com pouca água, coar e completar para 2 litros com suco de laranja espremido ou suco de  limão diluído com água.

VERDE: 1 pires de brócolis ou espinafre, 1 pires de couve, 1 pires de alface, 4 kiwis, 1 ramo de alecrim, 1 ramo de hortelã. Liquidificar com pouca água, coar e completar para 2 litros com suco de laranja espremido ou suco de  limão diluído com água.

LARANJA: 1 cenoura, 1 manga pequena, 1 fatia grossa de mamão. Liquidificar com pouca água, coar e completar para 2 litros com suco de laranja espremido ou suco de  limão diluído com água.

 MISTO: ½ acabaxi, 1 folha pequena de acelga, 1 pires de *brotos: (de feijão, alfafa, bambu ou outro) e  1 polpa de berinjela pequena sem casca, 1 colher de sopa de sementes de linhaça. Liquidificar com pouca água, coar e completar para 2 litros com suco de limão espremido e diluído com água (ou suco de laranja). 
 Brotos são 5 vezes mais concentrados em vitaminas e minerais do que os vegetais de origem e conferem ao suco potente ação energizante.

BRANCO:  1 cacho grande de uva itália, 1  fatia grossa de melão,  1  maçã,  1 pires de brotos de feijão (ou outro broto: alfafa, bambu). Liquidificar com pouca água, coar e completar para 2 litros com suco de limão espremido e diluído com água (ou suco de laranja).

ROXO: 1 beterraba pequena, 1 cacho de uvas roxas, ½ xícara de mirtilo (blueberry) e/ou 1 polpa de açaí. Liquidificar com pouca água, coar e completar para 2 litros com suco de laranja espremido ou suco de  limão diluído com água.

SUCO DE ERVAS: 2 folhas verdes de capim limão, 2 ramos de hortelã.  Liquidificar com pouca água, coar e completar para 2 litros com suco de 2 limões espremidos e diluídos com água (ou suco de 3 laranjas).
 
 
INDICAÇÕES

Todos os sucos indicados são potentes antioxidantes pois são ricos em vitamina C, vitamina A, magnésio e outros; possuem também compostos bioativos como licopeno, glicosinolato, limonóide, quercetina, flavonóides e lignanas. Estas substâncias promovem regeneração celular e estimulam a defesa orgânica, agindo na prevenção e tratamento de todas as doenças relacionadas ao sistema imunológico.
 
Os sucos VERMELHO e ROXO previnem e tratam doenças degenerativas.
 
O suco VERDE é rico em clorofila, tem especial ação revitalizante sobre as células, plexos nervosos e chakras, promovendo harmonia e bem estar.
 
O suco LARANJA é rico em beta caroteno (pró-vitamina A), age sobre a saúde e integridade da pele e mucosas, ajudando no rejuvenecimento. Atua também nos olhos, melhorando o mecanismo da visão e prevenindo a xeroftalmia (cegueira noturna).
 
O suco MISTO é diurético, age favorecendo a excreção renal e previne infecções urinárias. Também atua como anti- hipertensivo e reduz o colesterol sanguíneo.
 
O suco BRANCO é revitalizante, rico em potássio, indicado para rehidratação do organismo após os exercícios físicos ou desidratação.
 
Os sucos ROXO (rico em ferro e vitamina C) e VERDE (rico em ferro e ácido fólico), têm especial indicação para anemia.
 
Os resultados e as ações dos sucos devem ser notados rapidamente, refletindo, inclusive, no bem-estar, na disposição e na melhora da pele. Para as funções diuréticas, laxativas e hidratantes, por exemplo, os efeitos podem ser notados logo nas primeiras 24 horas.


Ricely Fernandes

2 comentários:

  1. Oi Ricely, adorei esse post, e não sabia que as cores vão de acordo com o nutriente que o alimento leva, achei super interessante, vou indicar seu blog a minha filha tbém, ela adora esse tipo de assunto. Muito bom saber mais sobre esse tema. Um bom final de semana pra vc...bjocas

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post! Muito bom saber mais sobre esse tema.Bom fim de semana. Bjs.

    ResponderExcluir