São aqueles alimentos produzidos no sistema chamado de agricultura orgânica que é tecnicamente viável, ecologicamente correto e socialmente justo.
Esse sistema respeita o ambiente, promove o equilíbrio dos ecossistemas, incluindo a biodiversidade e a saúde do solo e das águas, e também considera questões sociais.
Além disso, exclui fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, drogas veterinárias, irradiações, sementes e animais transgênicos.
Algumas razões para preferir alimentos orgânicos:
1) Manter os agrotóxicos longe do prato:
Pesquisas mostram que resíduos de agrotóxicos nos alimentos podem causar danos à saúde dos consumidores.
Frutas e vegetais orgânicos têm mais vitaminas e minerais. Leites orgânicos têm mais vitamina E. Além disso, esses alimentos possuem melhor sabor e aroma.
3) Proteger a qualidade das águas e a vida do solo:
A água potável está cada vez mais escassa. Os agrotóxicos e fertilizantes sintéticos contaminam o solo, rios, lagos e águas subterrâneas, e são a segunda causa de contaminação das águas.
4) Proteger as gerações futuras:
A escolha do alimento hoje terá repercussão direta na saúde das próximas gerações e do planeta. Quando você compra um produto orgânico está apoiando produtores que não contaminam o meio ambiente.
5) Promover a biodiversidade:
Nas fazendas orgânicas o manejo visa à criação de ecossistemas mais ricos, propiciando o aumento da fauna e da flora local.

Nutricionista Ricely Fernandes