Páginas

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Previna-se da gripe, alimente-se bem



Além de ajudar a prevenir gripes e resfriados fortalecendo o sistema imunológico, uma dieta nutritiva, rica em vitaminas e minerais, ajuda a encurtar a duração dessas doenças. Isso ocorre porque as defesas orgânicas conseguem trabalhar de maneira mais eficaz contra esses agentes externos indesejados.
Alimentos e hábitos para prevenir a gripe

Veja abaixo como colocar em prática uma dieta contra a gripe com a ingestão de 10 alimentos fundamentais.

Água
A água hidrata o organismo, faz o transporte de nutrientes para as células e a remoção de resíduos do metabolismo. Se, com o frio, é difícil engolir um copo d'água, opte por chás, chimarrão e sopas.

Alho
Ele contém uma substância chamada alicina que é antibacteriana e antiviral. Pode ser introduzido na alimentação como tempero ou, se bem tolerado, em forma de chá.

Brócolis
É fonte de ácido fólico, vitamina A e E. O brócolis fortalece a imunidade, protege o cérebro e previne contra o câncer, segundo um estudo da Universidade de Pittsburgh. Outros alimentos que possuem propriedade semelhantes são o espinafre, a couve e o feijão.

Carne vermelha
É fonte de proteína e vitaminas B6 e B12, importantes na formação de anticorpos. Frango, ovos e leguminosas também são boas fontes desses nutrientes.

Castanha-do-pará
É fonte de vitamina E, selênio e zinco, que retardam o envelhecimento das células e fortalecem a imunidade. Um dos estudo da Universidade de Loma relaciona o seu consumo ao baixo índice de obesidade e doenças coronárias.

Cogumelo Shitake
Contém lentinana, que estimula a produção e a atividade dos glóbulos brancos, defensores do organismo.

Gengibre
Tem poderes antioxidantes, anti-inflamatórios e atua como protetor do organismo.

Iogurte
Estudos científicos mostram que os lactobacilos presentes no iogurte recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

Laranja
A cor amarela indica que a fruta é rica em vitaminas A e C, antioxidantes naturais. Um estudo do Instituto Americano de Saúde mostrou que a vitamina C fortalece a imunidade e previne o câncer. Além da laranja, são cenoura, mamão, goiaba, damasco e beterraba também são ricas nesses nutrientes.

Peixes
Peixes de águas profundas, como sardinha, salmão e atum, são ricos em ácidos graxos ômega-3 e melhoram o sistema imunológico. Além disso, são anti-inflamatórias.

legumes-verduras-menor


Nutricionista Ricely Fernandes

4 comentários:

  1. Oi Ricely, estou retribuindo sua visita em minha cozinha, e olhe só me deparo com uma Nutricionista e um blog que vou ja pôr na primeira fila pois me vai fazer muito jeitinho,,, eu estou com um problema de aumento de peso devido a imensos calmantes e outros medicamentos que ando a tomar inclusive a sertralina 100 pois fiz uma depressao com muitos ataques de panico!! Tou precisando mesmo destes conselhos!!! Obrigado!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visitinha ao meu blog. Gostei muito do seu cantinho. É ótimo! Já vou seguir para não perder nadinha :)

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Ricely,

    Fico feliz de ter gostado do meu blog, agradeço a visita e o convite para visitar o seu, porque não o conhecia e gostei muito. Já me tornei seguidora do seu blogue que tem dicas fantásticas.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Hola Ricely, gracias por tu visita a mi blog, yo también me quedo de seguidora para aprender muchas cosas de los alimentos.
    Besos.

    ResponderExcluir