Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Hipertensão: previna-se



A hipertensão arterial é uma doença causada pela má alimentação, pessoas que tem esse tipo de doença é porque tem o consumo de sal muito alto ou já nasceu com a doença. A doença não tem cura, mas pode ser controlada pela dieta ou por outras medidas que podem contribuir para abaixar a pressão.
É considerado hipertenso uma pessoa que estiver com a pressão arterial acima de 14 por 9.
Nosso dia a dia é muito corrido e estressante, por isso procuramos alimentos que sejam mais fáceis de sem consumir (sempre procuramos o fast food na correria do dia-a-dia) e que não são saudáveis para a nossa saúde. E só nos damos conta disso depois que descobrimos que temos algum tipo de doença como a hipertensão.
O recomendado é substituirmos o sal por temperos naturais, mas quando falamos em substituir o sal da nossa alimentação muitas pessoas pensam no sal de preparação dos alimentos. Será que é somente aí que encontramos o sódio? Nem sempre o sódio tem o gosto salgado. Aqui vai alguns exemplos de alimentos que contém sódio, mais não são salgados como: refrigerantes, catchup, mostarda.
Há alguns fatores que também podem ajudar a desencadear a doença como a obesidade, doenças renais.

Dicas importantes para ajudar a reduzir a pressão arterial:

Perca peso
Reduza o consume de sal
Pratique exercícios físicos
Evite o consumo de bebidas alcoólicas
Não fume
Consuma alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, além das frutas, verduras e lacticínios magros ( leite e sues derivados)
Faça a substituição do sal pelos temperos naturais como: salsa, cebolinha, alho, orégano, cebola
Evite o consumo das carnes processadas como: (salame, linguiça, presunto, bacon), os queijos amarelos como ( parmesão, muçarela, queijo prato)
Evite temperos prontos que são vendidos no supermercado, patê, ketchup, mostarda, maionese industrializados, os salgados frtioscomo ( pastel, coxinha, risoli), sopas industrializadas e molhos prontos para salada.

Tomando todos esses cuidados você pode diminuir ou até evitar a doença.


Nutricionista Ricely Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário