Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Pimentão: Verde, Vermelho ou Amarelo?

Os nutrientes são diversos e cada um deles atua de forma diferente no organismo. Verde, vermelho ou amarelo, os pimentões estão presentes em vários tipos de pratos, dos simples aos mais elaborados. Além de oferecer um colorido especial à mesa, os vegetais têm muito a contribuir com a saúde. 

Para saber qual cor escolher na hora da compra, eu Ricely, irei explicar as propriedades e benefícios de cada pimentão. “O que define as cores e as propriedades nutricionais dos pimentões é seu tempo de colheita. Os vegetais são verdes e tornam-se vermelhos ou amarelos quando maduros”.

Rico em betacaroteno, o vermelho tem forte poder antioxidante, isto é, contribui no combate aos radicais livres. Já o amarelo é o que possui maior quantidade de vitamina C, sendo 330 miligramas em 100 gramas, enquanto o vermelho possui apenas 180 miligramas. Assim como o vermelho, o pimentão amarelo tem sabor levemente adocicado devido, devido ao acúmulo de carboidratos. Com sabor mais ácido, o pimentão verde é o mais leve, contendo apenas 16 calorias em cada 100 gramas, enquanto o vermelho possui 26 e o amarelo, 27. 

Ao escolher os pimentões, dê preferência aos mais firmes, lustrosos e com o cabo verde. Para higienizá-los, em casa, lave-os em uma bacia com dois litros de água e três gotas de detergente. Depois, coloque-os em uma mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária, por cinco minutos. Enxágue-os em água corrente. Se for armazená-los na geladeira, seque-os bem.  Para melhor conservação coloque-o em um saquinho plástico ou embrulho em um papel alumínio.

O uso dos pimentões é mais comum em pratos salgados. Entretanto,  sugiro algo diferente: a geleia de pimentão vermelho, saborosa e fácil de preparar. 


Geleia de pimentão 

Ingredientes 

10 pimentões vermelhos; 
1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco; 
1 ½ xícara (chá) de açúcar;
1 pitada de sal.

Modo de preparo 

Retire a pele e as sementes dos pimentões, corte-os em quadrados e deixe-os descansar em uma vasilha por quatro horas. Escorra-os e reserve o suco que se soltou. Processe os pimentões rapidamente sem deixar que virem purê. Leve-os ao fogo com o vinagre, o açúcar, o suco que estava reservado e o sal. Cozinhe até o ponto de geleia. Sirva fria. 



Nutricionista Ricely Fernandes

2 comentários:

  1. Oi vc permite que eu coloque (com os devidos créditos) em meu blog essas informações sobre os pimentões.

    Eu gostei muito e não sabia que tem diferença.

    Tenho 2 blogs um de culinária e outro com dicas. Gostaria de colocar no de dicas (se vc permitir é claro)

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fique a vontade para colocar qualquer coisa que eu poste aqui no seu blog, informação de qualidade é sempre bom espalhar.

    Obrigada

    ResponderExcluir