Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Vamos Beber Leite!

O termo reações adversas aos alimentos é utilizado para denominar qualquer reação anormal que ocorra após a ingestão do alimento. A alergia alimentar se restringe apenas às reações nas quais o sistema imu­nológico está envolvido. Isto ocorre por uma falha da defesa intestinal do organismo, permitindo que alguns alimentos atravessem a parede do intestino, provocando manifestações clínicas como urticária ou vermelhidão nos lábios.

Estas alergias atingem até 8% das crianças menores de três anos e 3% dos adultos. Entre os alimentos, o leite é um dos principais agentes causadores, especialmente na fase pediátrica.
Enquanto isso, a intolerância chega a atingir mais de 50% da população e é uma doença crônica, que pode demorar meses, ou até anos para ser diagnostica­da. Os sintomas são diversos e podem ocasionar danos nos sistemas nervoso central, urinário, respiratório, gastrintestinal, entre outros, levando a enxaqueca crônica, depressão, tontura, congestão nasal, rinite, sinusite, asma brônquica crônica, urticária, psoríase, acne, cãibra, náusea, diarreia, obesidade, entre outros. Novamente, o leite é apontado como uma das principais substâncias envolvidas, ao lado de café e grãos.

Além de tudo isso, mitos e crenças populares completam o afastamento dos adultos ao consumo de leite. Não é raro ouvir que leite é para bezerros, ou que o homem é o único mamífero que continua consumindo leite na idade adulta e ainda o faz utilizando o produto de outras espécies.


BENEFÍCIOS DO LEITE

O leite é rico em proteínas, vitamina A, auxiliando na regulação do sistema nervoso e aumentando a resistência a infecções. É também a principal fonte de cálcio absorvido na alimentação, responsável por cerca de 70% do mineral ingerido pelo homem. É, portanto, uma importante arma para a prevenção de problemas como a osteoporose, especialmente para as mulheres, que são as mais acometidas.

Ainda para as mulheres, o consumo de leite é também muito importante em uma importante fase de suas vidas. Durante a gestação e lactação, elas precisam de cálcio. Na falta, acabam retirando do próprio organismo, podendo desenvolver, além da osteoporose, osteopenia e osteomalacia.

Estudos revelam, inclusive, que cerca de 45% das mulheres com intolerância à lactose descobrem-se livres do problema durante o período de gravidez e de lactação.


 


Ricely Fernandes

5 comentários:

  1. Uau. Esse blog é muito legal mesmo.
    Mas quando se fala em benefícios do leite se refere ao de caixinha, ou aquele direto da fazendo? Ou todos tem benefícios?

    ResponderExcluir
  2. O ideal seria consumir aquele direto da fazenda, mas como isso não é possível para a maioria das pessoas, pode ser o de caixinha mesmo. Independente da forma de industrialização (líquido ou pó), os benefícios e nutrientes são os mesmos (vulgo que alguns são suplementados.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza eu adoro leite, bebo dois copos por dia.Adorei as informações.Tenha uma ótima noite. Um abraço, Marta.

    ResponderExcluir
  4. Adoro leite!Seria muito difícil para mim se me proibissem dessa bebida.
    Bj e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Dê uma olhada nesses links. São profissionais falando dos contras do consumo do leite. O que você acha?

    http://www.enetural.pt/artigos/conteudos/artigos/beber-ou-nao-beber-leite_33716.aspx

    http://www.semglutensemlactose.com/artigos-gerais/11-motivos-nao-beber-leite-lactose/

    ResponderExcluir