Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Nutrição para os Bichinhos de Estimação

É comum cachorro gostar de banana ou outras frutas. Mas será que o cão e gato  precisa dos nutrientes contidos nesses alimentos? Segundo especialistas, cães e gatos não necessitam de acrescentar frutas em sua dieta diária, porém esses nutrientes ajudam a evitar alguns problemas de saúde como a verminose.

As frutas funcionam muito mais como um agrado, um mimo aos animais do que uma necessidade alimentar. E frutas como a maçã, ajuda a prevenir alguns tipos de vermes que o bichinho possa a vim ter. Normalmente, os donos oferecem aos seus cães a fruta que estão comendo, mas é preciso ter muito cuidado com o que vai ser dado ao animal.

As frutas ácidas, por exemplo, como laranja, mexirica, morango e abacaxi não devem ser oferecidas aos cães. "Eles têm um estômago muito sensível e vão sofrer azia e queimação com a fruta ácida.
Algumas frutas podem ser dadas, apesar de não acrescentarem nenhum valor protéico à dieta, como banana, maçã, pêra, manga e ameixa doce.

 
A água de coco é indicada para os animais que estão se recuperando de complicações no estômago e gastrite. No entanto, cães e gatos não gostam de nenhum tipo de suco de frutas.

Já os bichanos não são chegados a comer frutas. Os gatos preferem mesmo os legumes. O gato é muito seletivo e as frutas não chamam sua atenção. A salada o atrai, muitas vezes, por causa do azeite. Legumes sem sal pode ser dado ao seu gatinho sem problemas.

Ainda que mesmo que o dono dê frutas ao animal, nunca deve deixar que ela substitua uma refeição de ração. Durante a fase de crescimento o animal deve comer somente a ração.

Pássaros - Para um cãozinho ou um gatinho uma fruta funciona como um mimo, um carinho. Mas, para um pássaro, como canários ou periquitos, as frutas têm um importante papel,  suprir as necessidades de vitaminas e proteínas.

Efeitos de algumas frutas nos animais

uva - soltam o intestino

goiaba - prende o intestino

caju - causa acidez

mamão - solta o intestino

maça - prende o intestino

melancia - difícil digestão

melão - difícil digestão

kiwui - causa acidez

manga - rica em fibra

laranja - causa acidez

mexirica - causa acidez

abacate - é muito gorduroso

côco - é muito gorduroso

morango - causa acidez

abacaxi - causa acidez

 
Alimente seu Bichinho diariamente e coloque sempre água fresca, ele irá retribuir com muito amor e carinho!


Ricely Fernandes

2 comentários:

  1. Adorei estas informações. Um abraço, Marta.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! O café da manhã da minha cachorrinha é composto de banana, maçã e mamão...Ela adooora!

    ResponderExcluir