Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Poder do Própolis

Imagine se sua casa fosse totalmente blindada contra invasores e ainda mantida na temperatura ambiente e umidade ideais para que você se sentisse confortável e ao mesmo tempo livre de qualquer sorte de problema de saúde. É exatamente assim que funciona a própolis numa colmeia, protegendo a morada das abelhas contra qualquer ataque. O melhor é que a blindagem proporcionada por essa resina também reforça as defesas do nosso corpo.

Estudos originários de diversos institutos de pesquisa têm revelado que a substância age em duas frentes: é capaz de estimular o sistema imunológico ao mesmo tempo que age diretamente contra vírus, bactérias e fungos. A própolis ativa células envolvidas nas etapas iniciais da nossa resposta imune, favorecendo a atividade delas. Além disso, auxilia a elevar a produção de anticorpos. É por isso que tem sido testada juntamente com vacinas.

Esse potencial quase inesgotável chama a atenção não somente dos cientistas mas também das indústrias farmacêuticas e alimentícias - hoje a própolis já é empregada até em balas e chocolates. Sua composição é prova indiscutível de que ela é um legítimo petardo natural. Na receita entram 55% de resina e bálsamo, 30% de cera, 10% de pólen, sem contar nos flavonóides, ácidos fenólicos e minerais.

É atuante nas moléculas que podem causar estrago em nossas células (radicais livres). E as boas notícias não param aqui: pesquisadores investigam seu efeito em animais portadores de tumores para verificar até que ponto, ao aumentar a atividade do sistema imunológico, a própolis ajudaria o organismo a destruir eventuais células cancerosas.
 
Além do poder de fogo contra o câncer, pesquisas indicam que um flavonóide encontrado na própolis auxiliaria no tratamento de incontinência urinária em mulheres. A substância atende pelo nome de galangina e melhora a contração da bexiga. A resina também retarda a erupção de espinhas no rosto, ela combate a bactéria causadora da acne. Essa peculiaridade, também lhe dá aval para debelar odores desagradáveis, rachaduras entre os dedos e coceiras que se instalam nos pés.
 
E já que o assunto é higiene, descobriu-se que a própolis encontrada nas colmeias brasileiras suprime a placa bacteriana, um dos principais vilões dos consultórios odontológicos. A substância que as abelhas utilizam como revestimento na construção de suas colônias neutraliza em até 95% a ação da GTF, enzima responsável pela cola biológica que estrutura a placa. Ela propicia a regeneração de lesões e previne a contaminação da área afetada.
 
O ideal é utilizar a própolis em curto prazo, e não todo dia, para obter resultados satisfatórios. Além disso, os pesquisadores advertem que a eficácia do produto dependerá muita da origem, do método de obtenção e conservação.
 
 
Ricely Fernandes
 

4 comentários:

  1. Ricely, adorei o post! Aqui em casa eu e meus filhos somos adeptos do próprolis.

    Costumo colocar gotas no suco ou na mamadeira deles. Mas não sabia que para a obtenção de resultados mais satisfatórios não se deve usar diariamente. Bom saber e mudar o hábito.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa usamos muito o mel, mas o própolis,como já tinha ouvido falar que não pode usar muito, fico com medo então nem tenho, mas o mel uso diariamente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Menina propólis é uma benção. Tenho uma tia que sofreu uma queimadura séria e não ficou com nenhuma cicatriz graças ao propólis.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. EU TAMBÉM USO MUITO O MEL,MEU FILHO ESTÁVA COM UMA SECREÇÃO NASAL ESVERDEADA, DEPOIS QUE COMECEI A USAR O MEL LIMPOU TUDO, VOU COMEÇAR A USAR O PROPOLIS TAMBÉM.
    ATÉE

    ResponderExcluir