Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Benefícios do Ovo para a sua Saúde

O ovo é considerado um alimento nutricionalmente completo e ideal para o consumo. Com baixo valor calórico, é uma das poucas fontes exógenas de vitamina D e K, além de outras vitaminas e minerais que ajudam na homeostase (equilíbrio) do organismo.

E por ser uma proteína de origem animal, fornece os aminoácidos essenciais que nosso corpo é incapaz de sintetizar. A maior parte constituinte do ovo é a clara (60% do peso do ovo), rica em água e proteínas, principalmente albumina. A gema é responsável por 30-32% do peso total do ovo e é formada por água, proteínas e lipídios. A casca do ovo representa os restantes 10% de seu peso total. Entretanto, uma grande parcela da população ainda desconhece os benefícios do ovo e por isso precisa ser informada e esclarecida sobre a sua importância na manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população nas diversas faixas etárias.

A gema do ovo é uma fonte de luteína e zeaxantina, carotenóides antioxidantes que se acumulam na região macular da retina e têm função protetora. Além disso, o ovo é considerado excelente fonte de colina, nutriente essencial para a função normal das células.

Os estudos epidemiológicos sobre o consumo do ovo e os riscos de doenças cardiovasculares, apesar de existirem em grande quantidade, são ainda insuficientes para avaliar os riscos e benefícios do consumo do ovo. Apesar de este alimento possuir uma quantidade razoável de colesterol, vários estudos epidemiológicos não encontram nenhuma relação entre consumo de ovo e risco de doenças coronárias.

A recomendação de, no máximo, 300 mg/dia de colesterol dietético para prevenir níveis altos de colesterol sérico e doença arterial coronariana (DAC) é empregada muitas vezes para justificar a ingestão restrita a 3 ou 4 ovos por semana. Um ovo contém aproximadamente 200 mg de colesterol, mas deve se lembrar que é excelente fonte de aminoácidos, vitaminas e carotenoides. Segundo Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, para prevenção de aterosclerose e dislipidemias o consumo de colesterol por dia deve ser menor do que 200 mg.

Com benefícios e praticidade no preparo dos ovos, existem fracos indícios de exclusão deste alimento da rotina alimentar. O importante é equilibrar fontes de proteínas com preparo mais saudáveis além de estabelecer hábitos saudáveis com atividade física regular e dieta adequada as necessidades individuais.

 
Resumo dos Benefícios

Manutenção do peso: As proteínas deste alimento proporcionam a saciedade, portanto se a pessoa ingere ovos, sente-se satisfeita rapidamente.

Produção de força muscular: As proteínas presentes no ovo, além de fornecerem força muscular, auxiliam na diminuição da perda da massa muscular em idosos.

Gravidez: Para as futuras mamãs a gema do ovo é fonte de colina, que auxilia na formação do sistema nervoso central do bebê. Saiba que dois ovos têm aproximadamente 250 miligramas de colina, o que equivale a metade das necessidades do que a gestante ou a mulher que está amamentando precisa.

Função Cerebral: A colina é vital para manter a estrutura das membranas celulares em adultos. Além de ser fundamental para a transmissão das mensagens do cérebro, por meio dos nervos para os músculos.

Visão: O ovo contém os componentes luteína e zeaxantina, que previnem a degeneração macular, doença responsável por grande parte dos casos de cegueira em pessoas de terceira idade.

Pressão sanguínea: Há estudos que indicam que as proteínas presentes nos ovos podem ter efeitos similares aos inibidores ACE, medicamentos utilizados para tratar a pressão alta. Verificou-se que há vários peptídeos diferentes em ovos cozidos e fritos que agem como potentes inibidores ACE e as enzimas no estômago e no intestino delgado produzem esses peptídeos a partir dos ovos. Foi revelado que os ovos fritos têm maior índice de atividade inibidora ACE do que os ovos cozidos.
 
 
 
 
Ricely Fernandes

13 comentários:

  1. Ricely, adorei saber de todos os benefícios do ovo.
    Eu gosto muito!!!
    Que bom agora posso comer um pouquinho mais sem culpa!!! rs
    Beijinhos
    Ivani

    ResponderExcluir
  2. Realmente conhecer mais sobre o ovo é bem legal. Pois agente acabe tendoele como vilão.
    Mas eu queria saber se é verdade aquela história de ovo cru fazer muito bem pra saúde?
    bjocas

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro ovos, de todas as maneiras possiveis e imaginárias,

    bjos

    ResponderExcluir
  4. ...e ainda é rápido e fácil de preparar!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Que legal, não sabia disso não, tem muita gente que diz que faz mal pro colesterol e tal né, mas pelo jeito tem muito mais benefícios.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Muito bom saber um pouco mais sobre esta proteína que adoro. Um abraço, Marta.
    http://martabenica.com.br/receitas

    ResponderExcluir
  7. Adorei saber mais sobre o ovo... como 3 claras por dia.
    great post
    espero sua visitinha
    xx

    www.ilovenystyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Vim retribuir a visita no meu blog :)
    Gostei muito desta informação, tinha uma ideia diferente do ovo :)

    Beijinho

    ResponderExcluir
  9. Amei saber mais sobre os benefícios do ovo!!!Antigamente ele era o vilão, hj ainda bem que não é mais!!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse post, show!
    Adoro ovo, principalmente por não comer carne.
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostei muito destas informações, porque cá em casa gostamos muito de ovos e se foram caseiros(do quintal), melhor ainda!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Que alegria saber de tudo isso, porque eu adoooro ovo. Já me acostumei tanto aos ovos de galinha caipira com aquela gema vermelhinha que não consigo mais consumir os de granja.beijkas

    ResponderExcluir