Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Livre-se da enxaqueca com alimentação

A enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e peptídeos, decorrente de predisposição genética, associada à estilo de vida inadequado.
Geralmente a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa. Os demais sintomas da enxaqueca compreendem náuseas, vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade no couro cabeludo, visão borrada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade e lacrimejamento. A duração da crise de enxaqueca também é variável (de 3 horas a 3 dias).
O tratamento envolve uso de medicamentos como antiinflamatórios, analgésicos, antidepressivos e outros em pesquisa como o botox. Porém, afim de se evitar novas crises estratégias de mudanças do estilo de vida tornam-se fundamentais.  Quanto à alimentação é muito importante descobrir se existem alimentos que desencadeiem o quadro. A cafeína (presente no café, chocolate, refrigerantes a base de cola e vários chás), o álcool, alimentos com tiramina (queijos curados, carnes processadas, conserva, pão, lentilha, banana, fígado), e o glutamato monossódico parecem ser os principais desencadeantes. Já o magnésio parece ter efeito protetor. Por isto encoraja-se o consumo de vegetais verde-escuros ou mesmo a suplementação do mineral. Sucos batidos com folhas como limão com couve, abacaxi com hortelã, laranja com salsa, são ótimas opções. Além disso, comer demais ou passar fome também pode desencadear as crises. Por isto, alimente-se de 3 em 3 horas, evitando exageros ou dietas com carência de nutrientes. Varie a cor e os alimentos ingeridos durante o dia e descanse. Estresse e poucas horas de sono são também fatores de risco para o desencadeamento da crise.


Ricely Fernandes

3 comentários:

  1. Na minha adolescência sofri de enxaqueca (nao gosto nem de lembrar-me)!
    Hoje tenho apenas nos dois primeiros dias do ciclo menstrual, então fico de cama!
    Gostei muito das dicas, obrigada por compartilhar, vou colocá-las em prática
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste seu cantinho e dessa dicas interessantes...beijkas
    Já estou te seguindo pra acompanhar as novidades!
    ondas de sabores

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita enxaqueca.
    Estou com ela desde ontem...

    ResponderExcluir